sábado, 23 de abril de 2011

Para manter a regulagem

De maneira leve e texto fácil, abordarei assuntos de interesse dos músicos que tocam instrumentos de cordas. Portanto, este espaço não tem a pretensão de ser um “curso a distância” de lutheria. A proposta é, apenas, apresentar informações do interesse do músico, seja ele profissional ou amador. Discutiremos e descobriremos juntos o melhor desempenho para os nossos instrumentos.

Este primeiro tema gera dúvidas e questionamentos em muitos músicos que freqüentam minha oficina: a regulagem. “Afinal, depois de passar por um ajuste completo, quanto tempo ela durará? E o que devo fazer para mantê-la?”, questionam os clientes.

Muitos músicos reclamam que logo após a troca de cordas seu instrumento perde a regulagem, começam a “trastejar” ou as cordas ficam excessivamente altas, o que prejudica o conforto na hora de tocar.

Para o músico não começar errando, o primeiro passo é saber o que se está comprando. Se, por exemplo, a sua guitarra foi regulada com um jogo de cordas 0.10, você jamais deverá substituí-lo por outro de tensão diferente sem a orientação de um luthier profissional.

Explico melhor:

Uma vez regulada com jogo de cordas 0.10 (a partir da “mizinha”), se na hora da troca for inserido um jogo mais leve, tipo 0.08, o tensor puxará o braço do instrumento para trás, fazendo com que as notas “trastejem”. Caso o jogo 0.10, seja substituído por um de tensão 0.12, acontecerá o oposto: a ação das cordas puxará o braço para frente, deixando-as altas, além de comprometer a afinação das oitavas.

Portanto, a dica é sempre trocar as cordas velhas por outras com a mesma numeração e, se possível, da mesma marca.

No próximo texto, explicarei o modo correto de trocá-las - uma ação que contribuirá, e muito, com a preservação de sua regulagem.

Até lá!

(Procure sempre saber a escola e o trabalho de seu luthier)

3 comentários:

  1. Bom dia
    Gostaria de se há problema em colocar uma corda da mesma tensão, mas de marca diferente. Posso parder a regulagem se eu fizer isso?
    valeu!!!
    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Opa, Leonardo!
    Tudo certo?
    Respondendo a sua pergunta, você pode sim trocar tranquilamente a marca da corda, sem mudar a tensão. Sua regulagem será mantida se você fizer a troca da maneira certa: uma de cada vez e sempre mantendo o instrumento afinado.
    Essa sua questão, inclusive, merece um artigo. Vou escrever sobre o assunto, na proxíma semana. Se quiser, envie-me um e-mail: vgomes_luthier@hotmail.com
    Um abraço e obrigado pela confiança.
    Vitor Gomes

    ResponderExcluir