domingo, 29 de julho de 2012

DICAS PÓS-REGULAGEM


Qual músico nunca se perguntou o que deve ser feito para que a regulagem de seu instrumento seja mantida por mais tempo?

Como sabemos, a maioria dos instrumentos de cordas são feitos com madeira, um material orgânico suscetível às alterações ocasionadas por mudanças climáticas e falta de cuidado.

Além do mais, são muitos os aspectos físicos que podem contribuir com a perda da regulagem.

 Por tanto, após a finalização deste serviço, é importante saber como proceder para que a regulagem dure por cerca de um ano.

Abaixo seguem algumas dicas.

- Nunca troque as cordas velhas por outras novas de tensão diferente. Ou seja, se a sua guitarra estiver com um jogo 0.10, jamais a substitua 0.09 ou 0.11. Isso comprometerá a ação do tensor e, conseqüentemente, a regulagem.

- Ao trocar as cordas, substitua-as uma de cada vez, sempre afinando todas as cordas.  Caso contrário, a ação do tensor forçará o braço para trás.  Clique aqui e veja mais detalhes.

- Evite mudar a afinação. Como sabemos, a regulagem envolve uma série de questões físicas. Portanto, alterar a afinação pode fazer com seu instrumento trasteje. No caso das guitarras com ponte flutuante, a situação é ainda pior: ela poderá ficar completamente desafinada, de forma que apenas uma nova regulagem solucionará o problema.

- Nunca deixe seu instrumento desafinado. Mantenha a afinação original da regulagem. Se for alterar a afinação, seja breve. Jamais altere a afinação de uma guitarra floyd rose.   

- Jamais transporte seu instrumento no porta-malas. Não o deixe por horas dentro de um carro. O calor e a umidade, além de prejudicar a regulagem podem fazer com que algumas partes do instrumento descolem.

- Mantenha seu instrumento sempre limpo. Para saber mais detalhes, clique aqui.

- Evite deixá-lo exposto à maresia.

- Sempre descanse seu instrumento em suportes apropriados ou dentro dos bags e estojos. Se for deixá-lo encostado na parede ou repousado na cama, mantenha a escala para baixo.



(Procure sempre saber a escola e conhecer os trabalhos de seu luthier)

4 comentários:

  1. Muito legal mais fiquei com uma duvida: Porque ao deixar a guitarra na cama , por exemplo , devemos deixa-la virada com a escala para baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo anônimo!
      Primeiramente, agradeço pela sua confiança e participação.
      Respondendo à sua pergunta, imagine que você deixou sua guitarra deitada na cama com a escala para cima. Em seguida, alguém, sem querer, senta no braço do instrumento. Certamente ele quebrará ou perderá a regulagem.
      O instrumento estando com as cordas totalmente para baixo, resistirá mais a acidentes como este, pelo fato de o braço estar totalmente apoiado na cama e não suspenso no ar.
      Espero que tenha compreendido.
      Um abraço
      Vitor

      Excluir
  2. Acho que outra medida interessante é ter um bom case, de preferência hard, para o instrumento pois eles mantém a umidade e a temperatura mais constantes e evitam muitos acidentes. Tenho dois da Gator e devo o estado dos meus instrumentos a eles.

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica, Leonardo!
    Sem dúvida o case é um ótimo aliado nesta questão.
    Obrigado por contribuir com essa importante informação que acabou sendo esquecida.
    Abração
    Vitor

    ResponderExcluir