sábado, 20 de agosto de 2011

REGULAGEM DA MICRO-AFINAÇÃO

Dentre os diversos tipos de instrumentos de cordas, as guitarras com ponte flutuante (também conhecida como floyd rose) encabeçam a lista dos mais difíceis de serem regulados e mais fáceis de perderem a regulagem. Isso porque o sistema floyd rose requer uma precisão de tensão exata para dar afinação.

Portanto, o tensor, as molas, o calibre das cordas, a altura da ponte, a inclinação do braço e a regulagem da micro-afinação devem estar em perfeita harmonia, para que o instrumento tenha um desempenho no mínimo satisfatório.

Dois fatores, porém, contribuem para a que a guitarra perca sua precisão na afinação em curto espaço de tempo: quando a afinação é alterada com freqüência e quando a micro-afinação perde a regulagem.

Desta forma, as regras para conservá-las são evitar a mudança de afinação e saber mexer na micro-afinação. Por ser uma ação simples, é justamente o que ensinaremos nas linhas abaixo.

MÃOS À OBRA


Mas antes de por a mão na massa, você, músico, deve saber que a serventia do recurso em questão é apenas concluir o processo de afinação do instrumento, já que quando os parafusos dos travadores do capotraste (ou pestana) são apertados, as cordas ficam levemente desarmonizadas. Portanto, chega um momento que o parafuso (de tanto se girado) chega ao limite de sua rosca, e a micro-afinação perde sua função.


Para evitar o problema é fundamental deixar a micro-afinação em estado de uso. Por isso sempre cheque se os parafusos estão alinhados e centralizados. Caso estejam desregulados (foto acima), prepare-se para ajustá-los.


O primeiro passo é, por incrível que pareça, desparafusar os prendedores de cordas do capotraste, na oura extremidade do instrumento. Feito isto, gire a micro-afinação até que os parafusos fiquem totalmente alinhados (uns aos outros) e centralizados (foto acima).

Em seguida, afine o instrumento pelas tarraxas. Finalmente, trave as cordas pelo capotraste.

Está pronto! Simples assim... Sua micro-afinação está regulada e você ganhará um tempo a mais até que ela perca a regulagem.

Espero que tenham gostado da dica.

Até a próxima!

Procure sempre saber a escola e conhecer o trabalho de seu luthier

8 comentários:

  1. Opa, Vítor!!

    Parabéns pelo Blog! Aprendi muitas coisas bem interessantes aqui!! valeu!!

    Abração!!

    Gustavo (da Bia...rsrs)

    ResponderExcluir
  2. muito legal cara, comprei uma explorer strinberg e afinei apenas pela microafinaçao, nao sabia que nao podia , psksokspkspskop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha aprendido essa dica por meio deste blog!
      Abração!

      Excluir
  3. Cara, meus parabéns pelo blog! Minha guitarra não para de desafinar! Depois desses artigos, já sei o que fazer! Antes de tudo procurar um luthier, e depois fazer esses procedimentos pra uma durabilidade maior da minha floyd! Vlw cara! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Opa, amigo anônimo!
    Fico feliz que tenha ajudado!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. cara vc num tem parafuso da microafinação de guitarra estrato ai pra vender nao?

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Boa tarde
    Sim tenho parafusos de micro-afinação de estrato, inclusive de aço inoxidável.
    Só preciso saber exatamente o tipo de parafuso e a medida que você deseja.
    Anote meu perfil no facebook: https://www.facebook.com/vitor.gomes
    Obrigado
    Vitor Gomes

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Você tem o parafuso da micro afinação? A minha é a MG330. Estou precisando de 3. Meu nome é Vitor. Telefone: (62)9840-0191

    ResponderExcluir