segunda-feira, 30 de maio de 2011

DESMISTIFICANDO A BLINDAGEM

Opa, caros navegantes!

Muitos clientes antes de pedirem para fazer uma blindagem em seu instrumento logo perguntam se este recurso o deixará com menos som. A resposta é “não”. Ao blindá-lo, todo o seu sistema elétrico é aterrado, o que elimina os ruídos e interferências geradas pelo campo eletromagnético.

Mas nem sempre este serviço é garantia de cancelamento de ruídos. Já presenciei casos de músicos que vieram à minha oficina e reclamaram da blindagem feita por outros profissionais, afirmando que ao invés de cortar os chiados, eles ficaram ainda mais acentuados. Isso acontece porque, se não for bem feita, a blindagem poderá virar uma verdadeira antena, fazendo com que o instrumento sintonize, até mesmo, estações de rádio.

Um bom serviço (que funcione de fato) requer atenção, capricho e materiais de ótima qualidade. Folhas e placas de cobre ou latão são as mais indicadas, além da utilização de fio com terra ou, então, o chamado “fio nu”. Porém, muitos luthiers, para economizar material e mão-de-obra, adotam finos papéis de alumínio (tipo Rochedo) de baixa qualidade, em alguns casos banhados a cobre. O problema é que estes materiais são muito frágeis, rasgam com facilidade, além de não aderirem bem o estanho da solda, facilitando o que chamamos de “solda fria”.

Vale esclarecer que nem sempre a melhor blindagem do sistema elétrico elimina todos os ruídos. Isso porque, qualquer espécie de bobina (de captação, claro) pode sofrer interferências eletromagnéticas. E é justamente por isso que o captador tipo single coil capta chiados de equipamentos elétricos próximos a ele, em especial amplificadores. Mas para evitar esse problema, o captador deve ser também blindado e, após a blindagem, os chiados serão minimizados, principalmente se os captadores forem humbuckers, que garantem sempre um ótimo resultado.

Por isso, vai a dica: antes de blindar seu instrumento, procure um profissional capacitado e pergunte os materiais utilizados. Com certeza isso fará a diferença.

Vamos divulgar boa informação!

4 comentários:

  1. e a blindagem com tinta?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amigo anônimo!
    Não comentei a blindagem com tinta condutiva pelo fato de ela estar entre as piores. Não recomendo.

    Obrigado pela participação

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!
      Boa tarde!
      Infelizmente não trabalho com comercio de materiais. Presto serviços, apenas.
      Obrigado pela confiança
      Abraço
      Vitor

      Excluir