domingo, 1 de maio de 2011

AUMENTE A VIDA ÚTIL DE SUAS CORDAS

É fato: com um clima úmido - somado ao agravante de ser uma cidade litorânea, com altos índices de salubridade -, Santos e região possuem fortes características que contribuem para redução da vida útil das cordas de um instrumento. Ou seja, enquanto em São Paulo, por exemplo, elas podem durar meses a fio, na Baixada Santista ficam levemente enferrujadas antes mesmo de completarem três semanas de uso.

Não precisa estar apoiado em nenhuma pesquisa para dizer que, com certeza, a maioria dos músicos santistas se incomoda com o fato. Tanto que muitos me perguntam o que fazer para as cordas terem uma durabilidade maior. E é justamente sobre isso que abordaremos nas próximas linhas.

No mercado há diversos produtos que garantem uma maior “expectativa de vida” às cordas. Um deles é a sílica. Este material absorve boa parte da umidade de pequenos espaços. Portanto, o mais indicado é distribuir três ou quatro saquinhos do produto no estojo de seu instrumento.

Outra dica é utilizar os chamados limpadores de cordas, que podem ser encontrados em várias marcas, como GSH, Dunlop e Planet Waves. Seu valor, porém, é meio salgado, se levado em conta o custo-benefício. Por volta de R$ 25,00.

Para os mais “econômicos”, uma boa opção é sempre passar uma flanela nas cordas - tanto por cima quanto por baixo - depois de tocar o instrumento. Esta ação contribui com a remoção da umidade das cordas, porém, o resultado não é tão satisfatório quanto o uso dos limpadores.

Outra alternativa é passar, a cada 15 dias, uma flanela com poucas gotas de óleo de máquina (tipo Singer).  Mas cuidado: esse recurso não deve ser adotado em cordas que recebem revestimento plástico, como as duráveis Elixir (apesar de custar cerca de duas vezes mais do que os jogos tradicionais, é quatro vezes mais resistente contra oxidação; portanto, uma ótima opção). Nestes casos, passe apenas uma flanela seca tanto na parte inferior quanto na superior das cordas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário