domingo, 22 de maio de 2011

LIMPEZA DO SISTEMA ELÉTRICO

Escrevi este artigo motivado por um cliente que, recentemente, mergulhou a chave seletora de sua “Les” em WD-40. Expliquei a ele sobre o quanto a sua ação poderia ter sido prejudicial a sua guitarra.


Sei que este erro não se restringe apenas ao universo de músicos curiosos e “aventureiros”. Já constatei que muitos profissionais (ou não), para limpar o sistema elétrico de um instrumento, utilizam spray de óleo, tipo WD-40.

Acontece que nem de longe esta é a melhor opção. Em um primeiro momento, o produto pode remover a sujeira dos potenciômetros e das chaves seletoras. Porém, em pouco tempo, inevitavelmente uma quantidade maior de poeira se acumulará na peça, por ela estar com resquício de óleo. Portanto, o melhor produto para se limpar um sistema elétrico de um instrumento é o álcool isopropílico, que, por ser volátil, é de secagem rápida.

Para entender melhor o processo correto de limpeza do sistema elétrico, acompanhe o passo a passo a seguir. Porém, atenção: se você não possui conhecimento básico de eletrônica, não se aventure nesta tarefa, pois poderá ser funesta para o sistema elétrico de seu instrumento.

Os materiais utilizados serão: álcool isopropílico, seringa e agulha, um pincel pequeno e “cotonetes”.

• O primeiro passo é embeber o cotonete no álcool isopropílico. Em seguida penetre-o e esfregue-o na fêmea (jack), para remover toda a sujeira acumulada.

• Abra a tampa do sistema elétrico.

• Com a seringa, injete algumas gotas de álcool isopropílico em todas as entradas dos potenciômetros. Gire-o até que a sujeira seja removida. Proceda da mesma forma com a chave seletora.

• Se os ruídos não forem sanados, remova cuidadosamente a tampa dos potenciômetros e, com a seringa e um pincel fino, faça uma limpeza mais profunda. Mas apenas arrisque fazer isso se tiver certeza da sua capacidade e preparo técnico. Caso contrário, como já disse, poderá comprometer as peças eletrônicas de seu instrumento. Se este for o caso, o sensato é confiar seu instrumento nas mãos de um profissional capacitado e de sua confiança.

• Nem sempre problemas de ruídos estão relacionados à limpeza do sistema. Se o problema persistir, é porque está na hora de trocar a peça.

• Em cidades litorâneas, como Santos (onde os componentes eletrônicos enferrujam e oxidam com facilidade), o ideal é que uma limpeza de manutenção seja feita a cada seis meses, no máximo a cada ano.

Desta forma você poderá aumentar consideravelmente a “expectativa de vida” do seu sistema.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário