domingo, 12 de junho de 2011

A MELHOR MADEIRA É, SEM DÚVIDA, A ENVELHECIDA



A influência da madeira no timbre do instrumento é um assunto que provoca dúvidas em muitos músicos, mas uma coisa é certa: engana-se quem pensa que a madeira não exerce uma influência considerável na qualidade de um instrumento.

Como matéria prima fundamental para a obtenção de um resultado final satisfatório, ela deve ser escolhida “a dedo”, para que o peso, resistência e, também, a estética do instrumento e timbre estejam de acordo com as exigências de seu proprietário.

Quando perguntam quais são as melhores madeiras para instrumentos maciços, a resposta é inatingível. Isso porque não existem melhores ou piores, mas, sim, as mais adequadas. E costumo dizer que estas são as bem curtidas com, no mínimo, 20 anos de secagem natural, pois, além de proporcionarem um timbre mais puro, são garantias de que o instrumento não sofrerá alterações com o passar dos anos (como torções no braço e deformações na escala). É como aquele ditado: "panela velha é que faz comida boa"!

Agora, no que diz respeito à qualidade das variadas madeiras para construção de instrumentos musicais elétricos, o correto é afirmar que as madeiras proporcionam resultados sonoros diferentes. Há aquelas que destacam os agudos, enquanto outras, os graves. Há ainda as que têm um tempo de resposta rápida; e, outras, podem proporcionar uma sustentação da nota mais prolongada. E o que determina essas potencialidades são características como densidade, dureza, flexibilidade, umidade entre outros.

Desta forma, todas estas questões devem ser levadas em conta na hora de comprar ou encomendar um instrumento feito à mão, por um luthier. Porém, não devemos esquecer que a madeira não é a única responsável pelo timbre de um instrumento. A combinação entre captadores, jogo de cordas, regulagem, equalização, madeira, capotraste (ou pestana) e, claro, o tipo de construção e madeira utilizada no instrumento, também deve ser levada em conta.

7 comentários:

  1. Adorei, Vitão!
    Estou te seguindo!
    Parabéns pela iniciativa do blog e pelo conteúdo!
    Ninguém melhor do que você para falar de lutheria.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. muito bom , me ajudou muito ,pretendo mandar fazer um baixo com o luthier aqui da minha cidade. vou ver todas essas coisas madeiras , capacitadores etc...vlw

    ResponderExcluir
  3. e em casos de instrumentos de percussão, como a bateria, a madeira também influência? como identificar uma boa madeira so visualisando imagens?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Amigo anônimo!
    Sim a madeira também influência na mecânica e timbre de instrumentos percussivos. Infelizmente não é possível analisar a idade da madeira grã, direções dos veios, nós, densidade, níveis de umidade e elasticidade, colagens e cortes apenas analisando imagens.
    Abraço
    Vitor

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu Blob, tudo show, parabens, continue assim.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria e saber mais sobre agathis. Tenho uma guitarra cm o corpo em agathis e o braço em maple, é senti um som um pouco grave. Isso viria da Madeira ou dos captadores q são dois humbuckers? Lembrando q é uma telecaster. Penso em trocar a captação por dois suhr e a ponte por uma gotoh. Será q vale a pena fazer essas mudanças ou é preferível trocar de guitarra ? Gosto bastante do timbre dela, mas sinto um grave q me incomoda um pouco. Obg pela intenção, aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria e saber mais sobre agathis. Tenho uma guitarra cm o corpo em agathis e o braço em maple, é senti um som um pouco grave. Isso viria da Madeira ou dos captadores q são dois humbuckers? Lembrando q é uma telecaster. Penso em trocar a captação por dois suhr e a ponte por uma gotoh. Será q vale a pena fazer essas mudanças ou é preferível trocar de guitarra ? Gosto bastante do timbre dela, mas sinto um grave q me incomoda um pouco. Obg pela intenção, aguardo a resposta.

    ResponderExcluir